Integrador, evite adaptações em suas instalações

A busca por soluções econômicas faz parte do processo de instalação de sistemas fotovoltaicos. Afinal, garantir a lucratividade é uma questão importante para qualquer empresa. Porém, fazer adaptações em busca de economia pode ter o efeito inverso, muitas vezes resultando em prejuízo para os integradores.

É importante que todo integrador compreenda que a utilização de componentes de fixação de painéis solares de diferentes fabricantes, além de representar uma “gambiarra”, pode acarretar em uma série de desvantagens significativas. O engenheiro mecatrônico do Solar Group, Lucas Almeida de Jesus, especialista em produtos da empresa, relaciona, a seguir, três delas.

  1. Redução na Resistência Estrutural

A primeira deficiência associada ao uso de componentes de fixação de diferentes fabricantes é a falta de compatibilidade e a não consideração das especificações técnicas individuais. Isso porque cada fabricante projeta sua solução de fixação com base em normas e critérios específicos embora, muitas vezes, alguns componentes pareçam idênticos.

A combinação de peças de diferentes origens pode resultar em uma fixação instável e, consequentemente, em uma resistência estrutural comprometida. Isso aumenta o risco de danos aos painéis solares, à estrutura de montagem e até mesmo à segurança das pessoas envolvidas na instalação bem como aos usuários finais.

  1. Impacto no Desempenho

A uniformidade das soluções de fixação garante a integridade da estrutura de forma a garantir o desempenho máximo do sistema solar.

Quando componentes de fixação são adaptados de maneira inadequada, as tolerâncias de medidas podem não coincidir, exigindo ações extras tais como alargamento de furos, uso de roscas ou calços extras ou recortes na obra.

Essas “gambiarras” podem comprometer a resistência e causar uma distribuição desigual do peso dos painéis. Tudo isso pode levar a deformações e tensões adicionais que prejudicam o desempenho de todo o conjunto.

  1. Perda de Garantia

A totalidade dos fabricantes nacionais de soluções para fixação de painéis solares inclui, em suas notas de instalações, que não oferecem qualquer garantia a montagens que foram instaladas com adaptações ou peças de outros fabricantes. “Ou seja, pegar perfil de um e grampo de outro não é uma prática que conta com qualquer garantia”, explica Lucas Almeida.

Na prática, a utilização de componentes de diferentes fabricantes representa uma violação das exigências de uso correto e exclusivo dos componentes. Em caso de problemas ou defeitos a empresa praticante dessa infração não contará com o amparo dos fabricantes para reparos ou substituições, podendo resultar em custos adicionais significativos.

Basicamente são esses os cuidados principais para se garantir a lucratividade do negócio, evitando-se contratempos. Devemos lembrar sempre que a instalação de sistemas solares requer conhecimento técnico e a conformidade estrita com as melhores práticas da Indústria.

Investir em soluções de fixação adequadas ao projeto e seguir as recomendações dos fabricantes é a chave para se obter o melhor resultado.

Artigos relacionados

Cuidados com os Efeitos Nocivos do Sol aos Trabalhadores que Atuam em Instalações Externas

Na exposição ideal o sol é um dos grandes responsáveis por estimular a produção de vitamina D no organismo. Além disso, também contribui para a regulação do humor, manejo do estresse, melhoria do sono, redução da pressão arterial e eliminação de alguns tipos de fungos, bactérias e ácaros. O problema ocorre quando há excesso de…

Ver Mais

Estruturas de Solo para Sistemas Fotovoltaicos – conheça as vantagens de cada uma delas

Os sistemas fotovoltaicos estão se tornando cada vez mais populares devido à sua capacidade de gerar energia limpa e sustentável. Uma parte crucial desses sistemas é a escolha da estrutura de fixação, que pode ser instalada no solo. Neste blog, vamos explorar as vantagens das estruturas de solo para sistemas fotovoltaicos, tanto on-grid quanto off-grid.…

Ver Mais

Por que a Energia Limpa e acessível é tão importante para o Brasil?

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 deste mês de junho, foi criado exatamente para levar as pessoas a refletirem sobre a relação da humanidade com o planeta. Em 2023, as fontes limpas cresceram 50% em todo o mundo, segundo relatório da Standard & Poor’s Global Commodity Insights   O Brasil é…

Ver Mais

Entenda o que muda no Mercado Livre de Energia

Solução concorre com a instalação de energia solar fotovoltaica em alguns setores e a complementa em outros. Ganha impulso este ano com portaria que autoriza a participação de empresas com consumos inferiores a 500 quilowatts (kW). O Mercado Livre de Energia é o termo popular para o chamado Ambiente de Contratação Livre (ACL), onde fornecedores e…

Ver Mais