Dez argumentos de vendas para empresários do setor solar

Ter bons argumentos de venda “na manga” é essencial a qualquer empresário. E ganham maior importância se este oferece ao mercado produtos que alteram costumes ou substituem sistemas tradicionais já consagrados.

Argumentos de venda são elaborados para convencer potenciais clientes sobre os benefícios e vantagens de um produto. Eles ajudam a persuadir os clientes, apontando as diferenciações desse item e repassando informações importantes que possam quebrar as desconfianças naturais dos consumidores.

Os empresários do ramo de energia fotovoltaica têm atuado em um segmento bastante favorável. Segundo Rodrigo Sauaia, presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), que completou 10 anos de existência, “2023 foi um ano expressivo de crescimento da energia solar”. Porém, a despeito do sucesso natural da Energia Fotovoltaica, terão mais chances de sucesso os empresários que souberem utilizar bem os bons argumentos de venda desse produto revolucionário, que é a energia limpa, econônica e renovável.

Como contribuição, abaixo seguem 10 argumentos de vendas para empresários do setor solar utilizarem em suas comunicações.

1 – Energia fotovoltaica é um ótimo investimento financeiro, tanto para empresários como também para empreendedores

Empresários do setor solar devem saber mostrar “na ponta do lápis” como o investimento, alocado em uma conta de caderneta de poupança ou outro tipo de aplicação financeira, pode render, na comparação à economia de recursos que ele obterá ao investir em energia solar fotovoltaica.

Considerando-se que a vida útil de um sistema solar seja capaz de se pagar em até cinco anos e gerar energia por até 25 anos, basta mostrar os números favoráveis para os investidores/clientes.

Para grandes investidores existe a garantia de investimento em um setor altamente regulamentado, que proporciona ambiente estável para investimentos em longo prazo.

2 – Previne contra aumentos na conta de energia elétrica

Basta um período de falta de chuvas que a bandeira que regula valor da conta de energia elétrica passa para amarela ou vermelha, incluindo acréscimos no valor do quilowatt-hora (kWh) consumido.

Por ser uma fonte constante de energia, a energia solar pode garantir uma base sólida para investimentos em infraestrutura elétrica. Por outro lado, para o cliente, o investimento em energia fotovoltaica representa um seguro contra os aumentos imprevisíveis e constantes.

3 – Contribui para a preservação do meio ambiente

A energia solar é uma fonte de energia renovável e praticamente inesgotável. Ela não exige o alagamento de grandes áreas, como a energia hidrelétrica, e não emite dióxido de carbono (CO2) ou outros poluentes atmosféricos.

Na utilização de energia solar em indústrias e estabelecimentos comerciais, inclusive, empresários podem divulgar a adoção de energia solar em suas mídias e comunicados empresariais, alinhando a imagem de seu negócio entre os que se preocupam em proteger os recursos naturais.

4 – Energia fotovoltaica possui implantação simples e rápida

Não é preciso esperar muito para o cliente ver sua residência ou estabelecimento comercial ou industrial recebendo energia elétrica a partir da energia solar. Essa “disponibilidade de produto” é um fator favorável, pois a maioria dos consumidores não gosta de esperar, podendo desfrutar das comodidades de seu investimento em pouco tempo.

5 – Gera empregos e melhora a economia

Segundo dados da ABSOLAR, desde 2012, a fonte solar fotovoltaica já movimentou mais de R$ 181,3 bilhões em negócios e gerou mais de 1,1 milhão de novos postos de trabalho. Somente em 2023 o setor solar gerou mais de 352 mil novos empregos verdes no Brasil, espalhados por todas as regiões do território nacional.

Essa geração de empregos e essa movimentação na economia local, com circulação de recursos, contribui para o crescimento do país de forma abrangente.

6 – Está alinhada com o futuro

A adoção de energia fotovoltaica é uma tendência que está alinhada ao desenvolvimento de diversas tecnologias modernas, que ampliam as capacidades dessa solução a cada ano. Desenvolvimentos de equipamentos aumentam a capacidade de absorção de energia e reduzem custos anualmente. Portanto, trata-se de uma solução com grande potencial de desenvolvimento e crescimento, atendendo a exigências ESG, que é crescente.

É preciso destacar que a prática ESG não acontece simplesmente porque “empresários decidiram ser bons”, mas sim pela consciência de que, esgotados os recursos naturais, o capital necessário para se adquirir a maioria dos bens seria multiplicado diversas vezes, corroendo a capacidade do capital acumulado durante as últimas décadas.

7 – É um case de sucesso mundial

O Brasil possui características que favorecem a utilização dos painéis solares durante todo o ano. Porém, mesmo nos países de clima mais frio a energia fotovoltaica e a geração distribuída apresentam diversas histórias de sucesso.

Não é por acaso que os casos de sucesso mundial acontecem, eles só comprovam a eficiência desse sistema de geração de energia.

8 – Gera satisfação nos usuários

Não são raras as empresas que apresentam relatos de clientes satisfeitos em suas peças publicitárias. A indicação da energia solar por parte dos usuários, inclusive, é uma das maiores formas de divulgação dessa solução.

9 – Favorece a propagação de veículos elétricos

Motocicletas e veículos elétricos, além de modelos híbridos, são apontados como tendência de futuro. A geração distribuída contribui para esse desenvolvimento ao reduzir drasticamente o custo por quilômetro quadrado rodado.

10 – Energia fotovoltaica atende a necessidades de todas as classes sociais

Seja no atendimento a grandes empresas, interessadas na montagem de fazendas solares, ou moradores de comunidades, em busca de oportunidades de lucro e instalação de energia subsidiada por créditos governamentares, a energia distribuída se apresenta como opção viável. Isso porque a energia fotovoltaica cumpre o que promete, não tendo concorrentes que oferecem as mesmas vantagens.

Você, como empresário do setor solar, acrescentaria mais algum argumento de vendas a essa relação? Utilize o site da Solar Group para deixar seus comentários.

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