Pesquisa da Greener aponta perspectivas favoráveis para este ano e destaca a Solar Group como marca mais lembrada em estruturas para fixações de 2023.
A Greener, consagrada empresa de geração de informação e estratégia para a transição energética no Brasil, acaba de divulgar seu estudo estratégico “Geração Distribuída e Mercado Fotovoltaico”. O trabalho, baseado em uma pesquisa com 19 distribuidores e mais de 3 mil empresas integradoras, realizada nos dois primeiros meses deste ano, levantou informações sobre perspectivas de mercado para a Geração Distribuída 2024.
Potencial do segmento de Geração Distribuída
Segundo a Consultoria, existem hoje no Brasil 26.150 empresas integradoras ativas. Entretanto, o próprio estudo sugere que essa é uma estimativa conservadora, com base no cruzamento de dados da pesquisa realizada com informações fornecidas pelas entidades e empresas do setor.
Esse potencial de instalação pode ganhar impulso. O estudo da Greener sobre Geração Distribuída, que aponta tendência para este 2024, confirmou as notícias que vinham sendo divulgadas sobre redução de preços para o consumidor final. Além disso, apontou melhora de 25% no payback, fator que já está se traduzindo em aumento de orçamentos realizados e fechamentos concluídos.
Redução de preços
O estudo revela que, em média, os preços para o cliente final de sistemas de micro Geração Distribuída, em janeiro de 2024, apresentaram queda de 30% em relação a janeiro de 2023, sendo que a redução do preço do módulo foi o principal fator de influência. Já os portes maiores, de mini Geração Distribuída, apresentaram queda de 24%.
Orçamentos e fechamentos em alta
O levantamento da Greener aponta que os fatos que criaram um ambiente favorável já se refletiram nas vendas das empresas integradoras participantes do estudo. Segundo a consultoria, a média mensal de orçamentos apresentou um leve aumento entre o primeiro e o segundo semestre de 2023, subindo de 32 para 43 em cada integradora, podendo indicar aumento na procura pelos sistemas fotovoltaicos por parte dos clientes finais.
A taxa média de conversão de vendas também teve elevação nesse período. Foi de 11,6% em todo o ano de 2023, sendo que, no primeiro semestre, essa taxa era de apenas 7%.
Expectativas favoráveis
Confira os principais destaques deste relatório referentes às boas expectativas das empresas participantes do setor:
• Empresas com vendas a partir de 100 MWp almejam um aumento médio de 81% em suas vendas em 2024, na comparação com 2023;
• Empresas que venderam abaixo dos 100 MWp buscam um aumento médio de 70% nesse mesmo período;
• Distribuidoras que tiveram um volume de kits vendidos superior a 200 MWp em 2023, todas têm expectativas de um cenário melhor para 2024.
Restrição ao crédito: principal obstáculo em 2024
A pesquisa da Greener apontou que as classes de consumo Rural, Comercial e Industrial apresentaram crescimento na participação na potência adicionada de energia solar, em relação à 2022. A classe residencial – que ainda preserva a maior fatia (47%) – foi a única a registrar queda (-9 p.p.), resultado da restrição de crédito e das altas taxas de juros.
Solar Group: marca mais lembrada em estruturas
Como parte do estudo, a Greener realiza um levantamento entre as empresas integradoras, que apontam as marcas mais lembradas dentro da cadeia solar fotovoltaica. A Solar Group se mantém na liderança desde 2019 – entregando as melhores soluções em estruturas de fixação.
Solar Group é a marca líder de estruturas de montagem em telhados no setor fotovoltaico brasileiro e desde 2023 vem oferecendo soluções para montagem em solo. Oferece alta qualidade com produtos feitos de alumínio 6063 – T 5 e aço inoxidável, com cada solução sendo submetida a rigorosos testes de resistência e durabilidade.
O desenvolvimento de produtos da empresa fornece soluções desenvolvidas para as características brasileiras e sempre leva em conta o feedback constante dos clientes e parceiros, tudo para oferecer produtos adequados à necessidade de cada Distribuidor ou projeto.
Confira o ranking no link do estudo.
Sobre a realizadora do Estudo
A Greener oferece aos empresários do segmento fotovoltaico um vasto pacote de serviços de apoio às decisões, anunciando um total de R$ 12 bilhões em ativos solares assessorados.
Dentre as soluções de apoio ao empresário do setor que oferece estão:
• Transação de ativos;
• Conexões de oportunidades;
• Fusões e Aquisições;
• Análises personalizadas de mercado.