Entrevista com Norberto Costa – Gerente de Marketing & Vendas Solar Group
Quais os planos da Solar Group para 2022?
Todas as previsões apontam para um mercado em franco crescimento em 2022 – algumas projeções indicam aumento de 8,5 GW e outras de até 10 GW. Nós, da Solar Group, estamos nos preparando para atender à demanda com a expansão das nossas unidades fabris em Itapevi e Santana do Parnaíba, cujo investimento total será de R$ 18,7 milhões.
Estamos tornando os processos de fabricação mais eficientes, o que acarreta ganho em volume produtivo e velocidade no atendimento aos clientes. Com os novos equipamentos que estarão em full-operation até abril do próximo ano, incrementaremos a nossa produção em 1.400 toneladas por mês, porque o nosso objetivo é continuar com a taxa de crescimento de três dígitos.
Para manter a Solar Group na liderança do mercado investimos muito em P&D+I, pois a inovação e a busca incessante de novas soluções fazem parte do nosso DNA.
O que os parceiros podem esperar de novidades em estruturas?
Vamos lançar no mercado dois novos produtos: triângulo L tubular e perfil específico para telhados de fibrocimento. O novo Triângulo L trará ganhos em três aspectos relevantes: resistência mecânica, peso e praticidade. A resistência mecânica é obtida por meio da estrutura mais reforçada, já que utiliza na sua construção perfis tubulares, que são muito mais resistentes em relação às estruturas cotoneiras. A geometria tubular oferece uma outra grande vantagem: o fator peso. Em relação ao triângulo anterior, ela é muito mais leve. Por fim, uma vez que é mais leve, o montador consegue levar o triângulo pré-montado para o local de instalação, garantindo mais praticidade. Além disso, o Triângulo L permite, em sua montagem, até cinco variações de angulação entre 15 e 25 graus. É uma estrutura que pode ser utilizada em laje e em alguns projetos de solo.
O outro lançamento de 2022 é o novo Perfil Smart Fibrocimento, que apresenta dois grandes benefícios: menor custo e maior facilidade de montagem. Como dispensa a utilização de parafusos prisioneiros e barras de perfis para a fixação dos módulos fotovoltaicos, há uma redução econômica considerável. A montagem é muito mais fácil e rápida, pois o perfil tem 25cm e a fixação é realizada diretamente na madeira, aproveitando o apoio em duas ondas do telhado de fibrocimento.
São duas novidades que já estão na fase de lançamento. Mas o mercado pode ter certeza de que ainda teremos muitos outros em 2022!