Instaladores: colaboradores essenciais na redução de emissões de CO₂ e na geração da bioeconomia

O ano de 2024, no Brasil, tem sido marcado por catástrofes climáticas, de norte a sul. Enquanto a Amazônia sofria uma severa seca, o Rio Grande do Sul passava por enchentes intermináveis. Nos meses seguintes, o Pantanal e São Paulo passaram por queimadas.

Compreendendo o cenário, a energia solar, limpa e sustentável, se destaca como uma solução. Grandes protagonistas da bioeconomia, e nem sempre com a visibilidade que merecem, são os instaladores, com papel significativo na redução do impacto ambiental. Mas, por quê?

O trabalho dos instaladores colabora para a redução das emissões de CO₂

Ao gerar energia sem emitir gases de efeito estufa, os sistemas fotovoltaicos contribuem para a diminuição da necessidade da dependência de fontes de energia fóssil, sendo os profissionais participantes propagadores desses sistemas.

Mesmo indiretamente, os instaladores também exercem um papel educativo. Ao orientar os clientes sobre o uso eficiente da energia gerada pelos sistemas solares, podem promover hábitos de consumo consciente e práticas sustentáveis. Eles se tornam verdadeiros embaixadores da energia limpa, incentivando a transição para uma matriz energética mais sustentável.

As ações ambientais podem e devem ser incentivadas, por meio do contato direto com os clientes, mostrando que a integração na sociedade em prol do uso de energias limpas é urgente.

Preservação direta de florestas e ecossistemas

A instalação de painéis solares reduz a necessidade de expansão de grandes hidrelétricas, que envolvem muitas vezes o alagamento de grandes áreas de floresta e a relocação de comunidades locais. Ao adotar soluções fotovoltaicas, os profissionais ajudam a conservar os ecossistemas naturais e as áreas verdes, reduzindo o impacto ambiental e promovendo a preservação dos recursos naturais.

Gestão de resíduos em obras fotovoltaicas

Aprender a realizar a gestão de resíduos também é essencial para garantir a sustentabilidade. Entre eles, os instaladores precisam entender sobre a reutilização e reciclagem e separação do lixo residual. O primeiro caminho é verificar se os materiais utilizados são 100% recicláveis, como o alumínio, que colabora para a bioeconomia.

O segundo caminho é criar um espaço para depósito de resíduos, que depois podem ser encaminhados para parceiros de reciclagem. Lembrando especialmente que os cabos e baterias devem ser encaminhados para o destino correto, previsto nas normas ambientais.

É mais que instalar

É fundamental que os profissionais envolvidos na instalação de sistemas fotovoltaicos compreendam que seu papel no ecossistema mais amplo e ajam de maneira a maximizar os benefícios ambientais, lembrando que são protagonistas na prevenção das catástrofes climáticas, não só nos momentos em que elas acontecem – que são aqueles mais difíceis de haver ações coerentes.

Além disso, a ação contribui para o bem-estar das gerações atuais e futuras, garantindo um futuro mais sustentável para o país.

Artigos relacionados

Inversão de fluxo: como integradores podem se destacar com um dimensionamento correto

Com a evolução da geração distribuída no Brasil, a sanção da Lei 14.300 e a aplicação progressiva da Tarifa TUSD Fio B trouxeram novos desafios ao mercado de energia solar. Neste cenário, compreender os impactos da inversão de fluxo de potência e dominar o dimensionamento de sistemas híbridos se tornou uma competência essencial para integradores…

Ver Mais

Dia Mundial da Água: saiba como a energia solar pode ajudar o planeta no combate ao derretimento das geleiras

Quando falamos de energia, a relação com a água é direta: atualmente,  a energia hídrica é a principal matriz energética do Brasil. E neste Dia Mundial da Água, 22 de março, é fundamental refletirmos sobre o uso consciente desse recurso tão valioso para a vida e para o planeta. Segundo estudos da Empresa de Pesquisa…

Ver Mais

Sistemas Híbridos: Solução inteligente para locais com instabilidade elétrica

Sabemos que a energia solar tem sido um dos pilares da transição energética global. Mas existe um novo protagonista que vem transformando o setor e tendo destaque nas regiões com instabilidade elétrica e locais com queda de energia frequente: os sistemas híbridos. Essa tecnologia permite maior autonomia e segurança energética, sendo ideal para propriedades rurais,…

Ver Mais

Saiba como garantir segurança e eficiência na instalação dos sistemas fotovoltaicos.

Trabalhar com sistemas de energia solar fotovoltaica vai além de instalar painéis e ligar fios. É fundamental garantir que o projeto seja seguro, eficiente e durável. Para isso, seguir normas técnicas e adotar boas práticas de instalação faz toda a diferença. Vamos explorar como essas diretrizes podem elevar o nível dos seus projetos e proteger…

Ver Mais