Por que a Energia Limpa e acessível é tão importante para o Brasil?

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 deste mês de junho, foi criado exatamente para levar as pessoas a refletirem sobre a relação da humanidade com o planeta.

Em 2023, as fontes limpas cresceram 50% em todo o mundo, segundo relatório da Standard & Poor’s Global Commodity Insights

 

O Brasil é um dos principais players mundiais na área de energias renováveis. Segundo a ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – a matriz hídrica responde por 47,8% da potência total, seguida pela Energia Solar, que já responde por mais de 18%, apesar de ser ainda uma fonte jovem, no Brasil.

Para que a energia seja considerada limpa ela precisa atender a uma série de requisitos ambientais como não emitir poluentes na atmosfera, gerar o mínimo de impacto ambiental e ser renovável. Sim, nem, toda a energia renovável é limpa. É preciso que ela venha de uma fonte inesgotável e que não gere impacto ao meio ambiente.

Neste ponto, a energia solar é a líder disparada! Além de ser obtida a partir de recursos naturais que não se esgotam (o Sol), ela não sua água na sua geração, evita a emissão de CO2 e ainda substitui as fontes caras e poluentes, caso dos combustíveis fósseis como o carvão, petróleo e gás natural.

Fonte: https://www.absolar.org.br/mercado/infografico/

A matriz elétrica brasileira é uma das mais sustentáveis do mundo, segundo dados oficiais do governo brasileiro: 85% vêm de fontes renováveis, enquanto a média mundial é de apenas 28%. E estes números tendem a crescer, já que o Brasil é apontado como importante player do mercado de hidrogênio verde, um vetor energético cuja demanda cresce mundialmente e que pode ser usado em diversos setores da indústria como combustível e fertilizantes.

Para que o Hidrogênio seja considerado “verde” ele precisa ser produzido com o uso de energias renováveis como a solar e a eólica, por exemplo.

As fontes renováveis são essenciais para o futuro do planeta, pois contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa, diversificação da matriz energética e desenvolvimento sustentável.

No Brasil, a energia solar já possui 42 GW de capacidade instalada e já gerou mais de R$ 200 bilhões em investimentos, nos últimos 10 anos.

As notícias sobre os avanços da energia solar são animadoras! Um relatório da Standard & Poor’s Global Commodity Insights revelou que as fontes de energia limpa cresceram 50% em todo o mundo no ano passado.

A energia solar fotovoltaica teve um grande destaque, adicionando 510 gigawatts, equivalente a 36 novas usinas de Itaipu. A China será a protagonista desse aumento, respondendo por quase 60% da capacidade global até 2028.

Os dados da ABSOLAR apontam ainda que essa ascensão continua: somente no primeiro trimestre de 2024 a fonte solar já adicionou mais de 5,4 GW à matriz elétrica nacional, determinando o protagonismo nacional da fonte na descarbonização da economia e no combate ao aquecimento global.

O segmento de GD registra mais de R$ 142 bilhões em investimentos acumulados, além de 28,9 GW de potência instalada e mais de 867 mil empregos verdes criados em todo o território nacional.

Energia limpa e sustentabilidade

A preservação do meio ambiente é uma questão de extrema importância para o futuro do nosso planeta. As fontes renováveis desempenham um papel fundamental nesse cenário, contribuindo de diversas formas para a sustentabilidade global. 

Além disso, a diversificação da matriz energética é crucial para garantir a segurança energética e a estabilidade econômica. Depender exclusivamente de combustíveis fósseis ou de grandes volumes de água pode trazer problemas no futuro.  

Por fim, as fontes renováveis também contribuem para o desenvolvimento sustentável. Com a substituição das fontes fósseis, que são caras e poluentes, pelas renováveis, será possível implementar programas que protejam mais a biodiversidade, preservando ecossistemas e ajudando a combater as mudanças climáticas.

Artigos relacionados

Cuidados com os Efeitos Nocivos do Sol aos Trabalhadores que Atuam em Instalações Externas

Na exposição ideal o sol é um dos grandes responsáveis por estimular a produção de vitamina D no organismo. Além disso, também contribui para a regulação do humor, manejo do estresse, melhoria do sono, redução da pressão arterial e eliminação de alguns tipos de fungos, bactérias e ácaros. O problema ocorre quando há excesso de…

Ver Mais

Estruturas de Solo para Sistemas Fotovoltaicos – conheça as vantagens de cada uma delas

Os sistemas fotovoltaicos estão se tornando cada vez mais populares devido à sua capacidade de gerar energia limpa e sustentável. Uma parte crucial desses sistemas é a escolha da estrutura de fixação, que pode ser instalada no solo. Neste blog, vamos explorar as vantagens das estruturas de solo para sistemas fotovoltaicos, tanto on-grid quanto off-grid.…

Ver Mais

Por que a Energia Limpa e acessível é tão importante para o Brasil?

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 deste mês de junho, foi criado exatamente para levar as pessoas a refletirem sobre a relação da humanidade com o planeta. Em 2023, as fontes limpas cresceram 50% em todo o mundo, segundo relatório da Standard & Poor’s Global Commodity Insights   O Brasil é…

Ver Mais

Entenda o que muda no Mercado Livre de Energia

Solução concorre com a instalação de energia solar fotovoltaica em alguns setores e a complementa em outros. Ganha impulso este ano com portaria que autoriza a participação de empresas com consumos inferiores a 500 quilowatts (kW). O Mercado Livre de Energia é o termo popular para o chamado Ambiente de Contratação Livre (ACL), onde fornecedores e…

Ver Mais