Saiba como a energia fotovoltaica contribui para a preservação da camada de ozônio

16 de setembro é marcado pelo Dia Internacional de Proteção à Camada de Ozônio, data em que foi assinado o Protocolo de Montreal, em 1989.

Hoje, 16 de setembro, o mundo reverencia o Dia Internacional de Proteção à Camada de Ozônio. A data simboliza a assinatura do Protocolo de Montreal, um tratado internacional que, em 1989, propôs um acordo entre 46 países comprometidos em incentivar ações de controle focadas na eliminação da produção e do consumo das principais substâncias responsáveis pela destruição da camada de ozônio, as chamadas SDOs (Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio). No Brasil, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é o órgão responsável por esse controle.

A energia solar funciona como um recurso inesgotável e acessível, reduz a poluição do ar pelo fato de não emitir gases de efeito estufa, impulsiona a independência energética e fomenta a conscientização social e a sustentabilidade.

A esse respeito, a Solar Group acredita que a adoção do sistema de energia solar no estilo de vida da população não se trata de uma transformação individual, mas de uma decisão que impacta todas as vidas existentes no planeta Terra.

Mas o que é a camada de ozônio?

A camada de ozônio é uma grande estrutura formada por O₃ (ozônio) que protege a Terra da emissão intensa de radiações prejudiciais à saúde humana, dos animais e do meio ambiente. Com a camada, estamos protegidos, principalmente, dos raios ultravioleta (UVA, UVB e UVC). Estes são influenciadores de doenças cutâneas, como câncer de pele, fotoenvelhecimento e até mesmo algumas reações alérgicas.

Fonte: Reprodução/WWF – World Wildlife Fund

Devido às práticas de degradação ambiental, como a emissão abundante de gases do efeito estufa e a liberação excessiva de componentes químicos na natureza, a ozonosfera tem sido diretamente afetada por essas substâncias, formando os chamados “buracos na camada de ozônio”. Como consequência, esse fenômeno está diretamente relacionado ao derretimento das geleiras antárticas, ao aumento do nível de água dos oceanos, às alterações climáticas e à destruição do habitat de diversas espécies.

Conforme artigo da World Wildlife Fund, os gases clorofluorcarbonos (CFCs), encontrados principalmente em produtos em spray, geladeiras e aparelhos de ar-condicionado, são as principais ameaças à camada de ozônio.

Futuro Solar

Em 2002, o Ministério do Meio Ambiente criou o Plano Nacional de Eliminação de CFCs (PNC), que, com o intuito de conter a utilização desses gases, fez com que o Brasil reduzisse significativamente a deterioração da camada de ozônio. Por meio de cronogramas, monitoramento, tecnologia e campanhas de conscientização, o Plano fez empresas e indústrias brasileiras substituírem o uso dos CFCs pelos HCFCs (hidroclorofluorcarbonos) e HFCs (hidrofluorcarbonos), que são menos danosos ao meio ambiente.

Com isso, a Solar Group evidencia a importância da preservação da camada de ozônio e nosso comprometimento com a criação de um futuro sustentável, por meio do avanço da energia limpa e renovável e pelo fim do uso de combustíveis fósseis.

Artigos relacionados

Prospecções para o setor de energia solar fotovoltaica em 2025

O setor de energia solar fotovoltaica no Brasil e no mundo tem avançado a passos largos, e 2025 promete ser um ano decisivo para consolidar essa revolução silenciosa. Com um crescimento estimado de 25,6% na capacidade instalada nacional, novos investimentos e diversificação do mercado, a energia solar segue como uma das principais alternativas para uma…

Ver Mais

Saiba como prevenir danos ao sistema de energia solar em caso de chuvas e ventos intensos.

O verão, com suas altas temperaturas e abundância de luz solar, é uma das melhores épocas para sistemas fotovoltaicos maximizarem a produção de energia. No entanto, a temporada também traz desafios significativos, como ventos fortes e chuvas intensas, que podem comprometer a integridade e a eficiência das instalações solares. Neste blog, vamos explorar como esses…

Ver Mais

Tipos de bateria: saiba como potencializar o sistema solar fotovoltaico

Sabemos que os sistemas de energia solar fotovoltaica funcionam perfeitamente durante o dia. O processo ocorre rotineiramente da seguinte maneira: a radiação solar atinge as placas do painel; essa emissão provoca a movimentação de elétrons; logo, tal produção resulta em uma corrente elétrica. A energia liberada (corrente contínua – CC), entretanto, necessita de um conversor…

Ver Mais

Como a irradiação solar beneficia o mercado fotovoltaico no Brasil

O Brasil está ganhando cada vez mais destaque no setor fotovoltaico e já ocupa o terceiro lugar no ranking de melhor desenvolvimento no mercado solar, segundo a Global Market Outlook For Solar Power 2024-2028. Grande parte desse bom desempenho está associado à sua localização geográfica, pois situa-se em uma região de clima tropical, próximo à…

Ver Mais