Entrevista com Thais Heleine – Gestão da Qualidade na Solar Group
Qual a importância de conquistar a certificação ISO 9001 dentro do setor fotovoltaico?
As empresas que optam por passar por rigorosos processos de certificação fazem isso porque acreditam que o cliente precisa ter a segurança de que está adquirindo um produto dentro do mais exigente sistema de qualidade. A Solar Group sabe que a ISO 9001 traz não apenas esse reconhecimento, mas também estimula a melhoria contínua nos processos e serviços, padronizando as atividades e diminuindo a possibilidade de erros e falhas. Temos uma equipe especializada que acompanha de perto todos os processos – que são constantemente monitorados por meio de Auditorias Internas, bem como por meio dos Auditores da Bureau Veritas, órgão certificador do selo.
O que é necessário para manter a certificação e quais as vantagens para os clientes?
Manter a certificação requer um cuidado contínuo e diário. Entre as atividades, contamos com a participação ativa da alta direção no Sistema de Gestão da Qualidade para atender aos objetivos e Política da Qualidade, bem como ao planejamento e controle operacional. Outros fatores que contribuem fortemente são: o monitoramento das ações de abordagem de riscos e oportunidades, acompanhamento dos resultados dos indicadores de desempenho, as auditorias internas e o controle no desenvolvimento de projetos. Todas essas ações contribuem com a manutenção da certificação que vai impactar diretamente na percepção de qualidade para o cliente, uma vez que a padronização dos processos e todas as outras atividades da organização são realizadas com foco na sua satisfação.