Tornados e precipitações severas exigem maior rigor na elaboração de projetos fotovoltaicos

Os vídeos e fotos desta página expõem ocorrências recentes que trazem preocupações a quem trabalha com instalações de painéis fotovoltaicos solo e em telhados. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que acompanha as variações meteorológicas no Brasil há mais de um século, nas décadas mais recentes os tornados e as precipitações chuvosas estão se intensificando no Brasil.

Essa informação é confirmada pelos dados do Prevots, um projeto de meteorologistas para melhorar a documentação e a pesquisa sobre tempestades severas no Brasil. Segundo o site da entidade, ocorreram mais de uma centena de tornados no país desde junho de 2018.

Não é de se entranhar, portanto as notícias mais recentes de tornados atingindo as regiões sul e sudeste do Brasil, com rastros de destelhamentos e destruição de várias estruturas, incluindo fotovoltaicas.

Situações extremas exigem maior rigor nos projetos

Situações extremas realmente tornam-se impossíveis de serem contidas, entretanto, a prevenção através do correto dimensionamento estrutural pode garantir a integridade das instalações fotovoltaicas na grande maioria dos casos.

O engenheiro de projetos do Solar Group, Gustavo H. Munhoz Lopes, é especialista em estruturas. Ele explica como o dimensionamento estrutural é essencial para o sistema de fixação para instalação de painéis fotovoltaicos.

Segundo informa, na engenharia do Solar Group todas as estruturas comercializadas, ofertadas e disponibilizadas no mercado brasileiro são dimensionadas e calculadas respeitando todos os limites e condições das normas técnicas da ABNT. As aplicáveis às estruturas fotovoltaicas são as seguintes:

  1. ABNT NBR 8800 – Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios.
  2. ABNT NBR 14762 – Dimensionamento de estruturas de aço constituídas por perfis formados a frio.
  3. ABNT NBR 6123 – Forças devidas ao vento em edificações.
  4. ABNT 6122 / 2019 – Projeto e execução de fundações
  5. EUROCODE 9: Design of aluminium structures – Part 1-1: General structural rules.

No caso das estruturas solo do Solar Group todas são aprovadas ABNT NBR 8800 e ABNT 6123 – Forças devidas ao vento em edificações e normas anteriormente citadas.

A NBR 6123 / 1998, por exemplo, apresenta um mapa de isopletas. É ele que identifica quais as regiões que possuem maiores relatos de tempo severos, incluindo cargas de ventos que podem ultrapassar os 80 quilômetros por hora.

Essa mesma norma demonstra como são feitos os cálculos com base na NBR 6123, para se encontrar a carga incidente de ventos em cada região do Brasil. E é essa carga que é utilizada no dimensionamento da estrutura que irá suportar painéis fotovoltaicos em várias situações de uso, incluindo estrutura solo e diversos tipos de telhados.

Na continuação do dimensionamento utiliza-se, como base, a norma técnica da ABNT NBR 8800 / 14762 , com a análise dos deslocamentos máximos, que todos precisam estar com base no anexo C – NBR 8800 e anexo A – NBR 14762:2010.

Rigor com acompanhamento técnico

No dimensionamento da estrutura, feito pela equipe técnica do Solar Group, utilizamos os perfis em alumínio estrutural, com todos os cálculos executados e com memorial de calculo para cada perfil em alumínio. Adequados para cada região do país.

Com base nessas informações e com os cálculos passamos para a fabricação dos perfil necessários a estrutura envio de todos os materiais necessários para a obra, sendo esta obra de estrutura solo ou estrutura para telhado.

É importante lembrar que, para um desempenho excelente, que possa contar com a garantia Solar Group e a assistência de nosso corpo de engenharia, é necessário cumprir com as instruções contidas em nossos catálogos e manuais, e que é proibida a utilização de suportes ou grampos de outros fabricantes como combinação ou complemento de nossas estruturas.

Quanto a este tema, para você conhecer os riscos voltaremos a este assunto em outro post.

Artigos relacionados

Cuidados com os Efeitos Nocivos do Sol aos Trabalhadores que Atuam em Instalações Externas

Na exposição ideal o sol é um dos grandes responsáveis por estimular a produção de vitamina D no organismo. Além disso, também contribui para a regulação do humor, manejo do estresse, melhoria do sono, redução da pressão arterial e eliminação de alguns tipos de fungos, bactérias e ácaros. O problema ocorre quando há excesso de…

Ver Mais

Estruturas de Solo para Sistemas Fotovoltaicos – conheça as vantagens de cada uma delas

Os sistemas fotovoltaicos estão se tornando cada vez mais populares devido à sua capacidade de gerar energia limpa e sustentável. Uma parte crucial desses sistemas é a escolha da estrutura de fixação, que pode ser instalada no solo. Neste blog, vamos explorar as vantagens das estruturas de solo para sistemas fotovoltaicos, tanto on-grid quanto off-grid.…

Ver Mais

Por que a Energia Limpa e acessível é tão importante para o Brasil?

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 deste mês de junho, foi criado exatamente para levar as pessoas a refletirem sobre a relação da humanidade com o planeta. Em 2023, as fontes limpas cresceram 50% em todo o mundo, segundo relatório da Standard & Poor’s Global Commodity Insights   O Brasil é…

Ver Mais

Entenda o que muda no Mercado Livre de Energia

Solução concorre com a instalação de energia solar fotovoltaica em alguns setores e a complementa em outros. Ganha impulso este ano com portaria que autoriza a participação de empresas com consumos inferiores a 500 quilowatts (kW). O Mercado Livre de Energia é o termo popular para o chamado Ambiente de Contratação Livre (ACL), onde fornecedores e…

Ver Mais